O Militante 15: Prefeito Heródoto faz chacota do povo friburguense

Tradicional bloco do carnaval friburguense, o “Bloco dos Malas” apresentou, em seu desfile na Av. Alberto Braune, justa crítica à promessa mirabolante do Eng. Heródoto Bento de Mello, que, durante a campanha eleitoral de 2008, ludibriou cerca de 50 mil eleitores com a megalômana e inviável proposta do “trem voador” sobre o rio Bengalas, dizendo que assim melhoraria o caótico trânsito da cidade e atrairia mais turistas. Com o enredo “Cadê o Trem?”, os criativos e sempre irônicos foliões do “Bloco dos Malas” cobraram a falsa promessa de campanha, mas o Prefeito bufão e seu “Primeiro Ministro” Bráulio Rezende (aquele que manda de verdade, enquanto o titular do Executivo só aparece para fazer presepadas) resolveram invadir o desfile e caçoar da insatisfação do povo com sua péssima administração.


UM ANO DE DESGOVERNO


Há um ano tinha início o governo Heródoto. Seu primeiro aniversário, no entanto, não é nada digno de festa. Como o candidato do PCB e da Frente de Esquerda, Prof. Sidney, já alertava para o perigo do “voto cebola” durante a campanha eleitoral, nenhum dos candidatos com maior exposição nos meios de comunicação tinha real compromisso com os grandes responsáveis pela produção da riqueza e a manutenção da nossa cidade: os trabalhadores.

Heródoto, eleito, agrediu os mais humildes concedendo um escandaloso aumento nas passagens de ônibus. Alegava que os trabalhadores teriam que arcar com os custos do patrimônio particular da FAOL, ou seja, os novos ônibus e a bilhetagem eletrônica, além dos novos horários... E entrou na Justiça contra o povo e em favor da empresa, para garantir o aumento da passagem, uma das mais caras do Brasil! Apesar dos novos ônibus adquiridos, nenhuma melhora pôde ser sentida, pois basta observar os pontos sempre cheios.

Na educação, o Prefeito continua achando que professor é igual chuchu: brota facilmente em qualquer lugar. Por isso paga um dos piores salários do Estado, mantém os contratos temporários e, agora, em troca de aplicar o Plano de Carreiras (conquistado a duras penas pela categoria), corta abonos e gratificações, ao invés de incorporá-los, fazendo assim que muitos tenham suas remunerações reduzidas. Na Saúde, continua o caos, e aqueles que procuram o Hospital Raul Sertã penam com a falta de profissionais. Médicos e enfermeiros continuam ganhando uma miséria e trabalhando sem parar.

Sob o título de “IPTU JUSTO”, Heródoto aumentará, de forma mascarada, o imposto, atingindo, principalmente, aos mais pobres, que terão de arcar com mais este custo. O governo Heródoto é um governo a serviço dos monopólios (FAOL, Águas de Nova Friburgo, Energisa) e das Câmaras Lojistas, grupos de empresários, grandes financiadores de campanha e associações cujo maior interesse, sob a liderança do “Primeiro Ministro”, é lucrar ao máximo graças às benesses concedidas pelo poder municipal.

Há a suspeita de que vários correligionários políticos do Prefeito estão sendo beneficiados por desapropriações de terrenos e propriedades, feitas para abrigar próprios do município. A constante troca de cadeiras na Prefeitura indica que a administração pública foi loteada entre os inúmeros partidos conservadores da cidade para garantir a governabilidade, no momento em que cresce a insatisfação popular. Na Câmara de Vereadores, a tímida oposição é engolida pela situação devidamente convencida dos “ideais” governistas.

Não há saída para os trabalhadores que não seja a ativa participação nas lutas populares, nos sindicatos de classe e demais associações representativas, em defesa de melhores condições de vida, salários dignos, serviços públicos decentes, educação, saúde e moradia para todos. Somente participando das lutas, resistiremos aos ataques contra nossos direitos e avançaremos nas conquistas sociais, buscando construir o Poder Popular e uma nova sociedade, o socialismo. Participe das lutas com a UJC – União da Juventude Comunista – e o PCB – Partido Comunista Brasileiro (88 anos de história)!

1910/2010
Centenário de Francisco Bravo
Fundador do PCB de Nova Friburgo