O Militante 12

A 12ª edição d'O MILITANTE, informativo da UJC de Nova Friburgo, traz a nota política do PCB de Nova Friburgo (Base Francisco Bravo). Confira abaixo o texto na íntegra ou clique na imagem para ampliar a edição do informativo.



ESTELIONATO ELEITORAL!



O candidato a Prefeito do PCB e da Frente de Esquerda, Prof. Sidney, nosso camarada Sidão, cansou de alertar para o voto cebola durante a campanha eleitoral do ano passado. E ele aconteceu! Muitos já devem estar chorando por aí, arrependidos de terem ajudado a reconduzir ao cargo de prefeito o Sr. Heródoto, cujo grupo de políticos e empresários foi o grande responsável pela renúncia forçada do médico Vanor Tassara Moreira da Prefeitura em 1964, assim como pela cassação do Vereador comunista Francisco Bravo, contribuindo para a implantação do regime ditatorial em Friburgo e no país naqueles idos da década de 1960.

É o mesmo prefeito que, na última vez que assumiu o governo, entre os anos de 1994 e 1996, deixou dívidas enormes, atrasou salários dos servidores e promoveu o maior aumento de IPTU da história da cidade. É o mesmo que mostrou-se incompetente também no setor privado, ao deixar na mão vários credores - na imensa maioria, trabalhadores - após a falência de sua empresa.

O PCB avisou que a ideia megalômana do trem era um engodo e que jamais a cidade teria condições de implementar um projeto tão caro. Agora, na maior cara de pau, o Sr. Engenheiro reconhece, em entrevista a uma TV local, que a proposta é inviável economicamente! Trata-se de um dos maiores estelionatos eleitorais da história de Nova Friburgo! Muitos caíram da esparrela do trem e contribuíram para os mais de 50% de votos obtidos pela chapa vencedora nas eleições municipais de 2008.

Aliás, passados seis meses da posse, o governo nada cumpriu das promessas feitas em campanha. Os servidores municipais continuam vivendo à mercê dos contratos temporários e das indicações políticas, recebendo péssimos salários, os professores não viram aplicado o Plano de Carreira, que já é lei, a saúde está um caos, o trânsito uma bagunça!

Mas o governo disse muito bem a que veio: está a serviço das grandes empresas e não dos trabalhadores. A maior iniciativa da Prefeitura foi entrar na Justiça Estadual para derrubar a liminar do Ministério Público que revogava o aumento no preço das passagens de ônibus. A Procuradoria da Prefeitura, ao invés de atuar na defesa dos cidadãos e do povo, agiu em favor da FAOL, o monopólio dos transportes públicos que há mais de 50 anos explora o povo friburguense, cobrando uma das mais caras passagens de ônibus do país!

O argumento em favor da passagem a R$ 2,50 (reajuste de 25%!) era propiciar aumento salarial dos rodoviários e renovar a frota. A desculpa é falsa, pois a obrigação de manter a frota e melhorar salários dos empregados é da empresa, não dos cidadãos. No preço das passagens, já se encontra embutido percentual para a renovação da frota. Além disso, os ônibus velhos e caindo aos pedaços continuam circulando. O serviço conseguiu ficar pior do que era antes! Pergunta: motoristas e trocadores tiveram o reajuste salarial prometido?

Trabalhadores de Nova Friburgo, o PCB convoca a todos a travar as lutas necessárias por melhores condições de trabalho e salários, pelos serviços públicos de qualidade, especialmente saúde e educação. Participem das mobilizações organizadas pelos sindicatos dos trabalhadores e partidos da autêntica esquerda de Nova Friburgo. SEM LUTA E ORGANIZAÇÃO NÃO HÁ CONQUISTAS!


Comissão Política da Base Francisco Bravo
(PCB de Nova Friburgo)