O Militante 18

DOIS MESES APÓS A TRAGÉDIA, É HORA DE MOBILIZAR PARA CONQUISTAR MUDANÇAS!

Passados quase dois meses após a tragédia provocada pelas pesadas chuvas que desabaram sobre a cidade, Nova Friburgo vive ainda sob o signo do medo e da insegurança. Toda chuva mais forte que cai paralisa tudo, provocando caos e apreensão: o trânsito não anda, bueiros e galerias entupidas despejam água e lama, inundando as ruas, novos deslizamentos ocorrem, a população não dorme direito, apavorada com a possibilidade de se repetir a tragédia de 12 de janeiro. E os problemas se avolumam: obras realizadas pelas empreiteiras contratadas pelo governo do Estado já começaram a cair; os abrigos são paulatinamente desativados, forçando as famílias a voltar para as casas em área de risco ou a viver sem teto; filas imensas na Prefeitura aguardam inscrição para o aluguel social que não sai, medida paliativa que não supre a real necessidade dos desabrigados.

As autoridades muito prometem, tentando criar a falsa impressão de “volta à normalidade”. Não há como voltar ao “normal” da Nova Friburgo que cresceu de forma desordenada, sem planejamento e sem participação popular nas decisões, movida pelos interesses particulares das grandes empresas capitalistas que dominam os negócios e a vida das pessoas. Na verdade, muito pouco foi feito até agora. A única medida que se concretizou foi a retirada do Fundo de Garantia, o que representa apenas a antecipação de um direito adquirido dos trabalhadores. Continuamos a viver sob a ameaça do desemprego, e centenas de demissões já foram promovidas após a tragédia, inclusive nas empresas que nada sofreram.

Em Teresópolis, Nova Friburgo e Bom Jardim o quadro de desolação é o mesmo. Nos bairros diretamente afetados pela tragédia, mantém-se o quadro de destruição e desamparo da população: continuam a faltar energia elétrica, telefonia e transportes públicos, pois os acessos não foram totalmente liberados.

A classe trabalhadora tem o direito à moradia digna em local seguro, com todos os equipamentos urbanos e sociais que o Estado tem a obrigação de oferecer: pavimentação, iluminação pública, saneamento básico, energia elétrica, telefonia, transporte público, saúde, educação, cultura e lazer. O Fórum do Movimento Sindical e Popular de Nova Friburgo, formado pelas organizações sindicais, associações de moradores e partidos de esquerda, apresentou aos representantes do governo estadual alternativas de espaços já urbanizados para a construção de habitações dignas. A desapropriação destes locais permite manter as populações em seus bairros de origem, ao invés de encaminhá-las para áreas distantes, que carecem de todo tipo de infraestrutura.

É hora de ir à luta de forma organizada. Somente a mobilização dos trabalhadores e das populações atingidas pela tragédia pode garantir que sejamos ouvidos e atendidos em nossas reivindicações. Vamos construir comitês populares nos bairros e locais de trabalho para lutar em defesa dos nossos direitos! DOIS MESES APÓS A TRAGÉDIA, VAMOS TODOS OCUPAR AS PRAÇAS E AS RUAS

Audiência Popular
12 de março –Sábado –11h
Obelisco (Praça Dermeval Barbosa Moreira)


Reunião do Fórum Sindical e Popular de Nova Friburgo
Toda terça-feira às 17h no Sindicato dos Trabalhadores do Vestuário (Alberto Braune, 4 - 1º andar) PARTICIPE!!!!!