Solidariedade ao povo venezuelano

A autodeterminação dos povos e o respeito à soberania nacional inspiram as organizações brasileiras abaixo assinadas a se solidarizarem com o plebiscito em curso na Venezuela, convocado com legitimidade pelas autoridades e instituições democraticamente constituídas pelo voto popular, a partir de um amplo processo de debate em todo o país, desde os bairros populares ao poder legislativo.

Repudiamos a notória campanha de propaganda articulada internacionalmente pelo grande capital contra a Venezuela, baseada na mentira e na manipulação, com o objetivo de desestabilizar seu governo e o processo de mudanças progressistas majoritariamente respaldado pelo seu povo. Esta torpe campanha coloca em relevo a necessidade de aprofundarmos a luta pela democratização dos meios de comunicação.

A classe dominante brasileira, através de seus partidos e da maioria dos órgãos de informação, que só veiculam o pensamento único neoliberal, participa ativamente desta campanha golpista contra o processo revolucionário venezuelano, pois sabe que, no plebiscito do próximo dia 2 de dezembro, trava-se importante batalha, em âmbito mundial, e em particular na América Latina, na luta contra o imperialismo e por um mundo igualitário, sem miséria nem exploração. A vitória do SIM naquela legítima consulta popular assusta a todos aqueles que querem manter intactos os seus privilégios, à custa da miséria da maioria da população mundial.

Assim sendo, conclamamos o povo, o governo e as instituições brasileiras a se manifestarem pelo respeito à vontade majoritária dos nossos irmãos venezuelanos e à sua determinação de contribuir para a integração soberana da América Latina.

Rio de Janeiro, 22 de novembro de 2007

PCB - Partido Comunista Brasileiro
PCdoB– Partido Comunista do Brasil
PCR – Partido Comunista Revolucionário
PDT – Partido Democrático Trabalhista
PH – Partido Humanista
PSB – Partido Socialista Brasileiro
PSOL – Partido Socialismo e Liberdade
PT – Partido dos Trabalhadores
Casa da América Latina
Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho
Comitê de Solidariedade à Palestina
Círculos Bolivarianos Leonel Brizola
Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes
Federação das Associações de Moradores do RJ
Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST)

ESTE MANIFESTO SERÁ ENTREGUE AO CONSULADO DA VENEZUELA NO RIO DE JANEIRO (Praia de Botafogo, 242 – quinto andar), NO DIA 26 DE NOVEMBRO, SEGUNDA-FEIRA, ÀS 14 HORAS.