Sindicato dos Vestuários

Chapa 1 vence com apoio do PCB

No último dia 15 foi realizada a eleição para a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo

A Chapa 1, formada pela atual diretoria, com apoio dos sindicatos de trabalhadores, Intersindical, PCB, PSOL e parte do PT local, venceu o pleito obtendo 369 votos, 145 a mais que a Chapa 2, formada por funcionários da Fábrica Filó, com apoio do patronato e de integrantes do governo municipal.

Dos 912 trabalhadores sindicalizados aptos a votar, 635 compareceram às eleições que também contabilizou 42 votos brancos e nulos.

A categoria é composta por mais de 10 mil trabalhadores das fábricas de tecido e das diversas confecções formadas a partir da crise da grande indústria têxtil nos anos 1990. O Sindicato possui 1.700 associados, mas o estatuto, ao permitir apenas que aqueles que se sindicalizaram há pelo menos seis meses votem, acaba reduzindo o colégio eleitoral.

A vitória da Chapa 1 representou a vitória dos trabalhadores contra a articulação dos patrões que, por meio das eleições sindicais e montando uma chapa, em sua totalidade, com funcionários da Fábrica Filó (hoje em mãos da multinacional Triumph), tentaram tomar o sindicato das mãos dos operários e transformá-lo em um dócil instrumento a favor de seus interesses de lucro, visando aprofundar o achatamento salarial na categoria e retirar direitos duramente conquistados através de lutas históricas em Nova Friburgo.

A Chapa 1 recebeu o apoio dos seguintes sindicatos de trabalhadores, os mais combativos em Friburgo: Metalúrgicos, Professores, SEPE, Químicos, Trabalhadores da Construção Civil, Hoteleiros, além de outras entidades de luta e agrupamentos de esquerda, como a Associação de Docentes da Faculdade Santa Dorotéia, o DCE Mário Prata, a Associação dos Aposentados, o PCB, a UJC de Nova Friburgo, o PSOL e militantes do PT.