Crise? Não para a FAOL

A Friburgo Auto Ônibus Ltda (FAOL), única empresa a possuir concessão municipal para o transporte público em Nova Friburgo, anunciou nos últimos dias um aumento de 25% na tarifa única dos coletivos. Agora o passageiro terá que pagar R$ 2,50 ao invés dos antigos R$ 2,00 da tarifa anterior. O reajuste, autorizado pelo Governo Municipal, foi motivado, segundo a concessionária, pela necessidade de aumento salarial dos rodoviários.

Na última semana a categoria ameaçou parar as atividades para cobrar aumento nos salários. Entretanto, a manifestação se deu em frente à Prefeitura da cidade e não em frente à sede da empresa, o que levou muitos a crer numa greve articulada pelos próprios empresários.

A categoria sabe que não verá nem a metade do índice do aumento em seus contracheques. A FAOL há mais de cinquenta anos detém o monopólio ilegal do transporte público na cidade, tornando-se uma das empresas mais lucrativas da cidade.

A UJC há dois anos já se colocava contra o aumento das passagens de ônibus. O informativo O MILITANTE já era distribuído na cidade sob o título “Império do Diesel”, alertando a população para a passagem de ônibus mais cara do Brasil. Agora a UJC chama à luta os trabalhadores e usuários do transporte para se organizarem contra o vergonhoso aumento de 25%.

A UJC chama atenção também para o risco de golpe político! A veiculação do aumento de 25% pode ser apenas pretexto para um aumento menor, ou seja, a concessionária almeja 25%, mas a Prefeitura, em acordo com os empresários, bloqueia concedendo a metade, por exemplo. Dessa forma, o Governo Municipal aparece como benfeitor aos olhos do povo!

A UJC coloca-se contra QUALQUER AUMENTO na passagem dos transportes públicos e convoca todos a comparecer na próxima segunda-feira, dia 16 de março, às 17:30h., no Sindicato dos Vestuários (Av. Alberto Braune, 4, sala 114 – prédio da sapataria Bullock) para organizarmos a oposição ao aumento da tarifa!

À luta!