E já se foram 90 anos...

A semana comemorativa dos 90 anos do Partido Comunista Brasileiro (PCB) contou com a presença e as palavras dos mais renomados intelectuais marxistas brasileiros. Nomes como Marly Vianna, Denis de Moraes, Marcos Del Roio, Anita Prestes, Virgínia Fontes, Lúcio Flávio de Almeida, Milton Temer, junto com dirigentes e militantes do PCB, como Milton Pinheiro, Ricardo Costa, Muniz Ferreira, Ivan Pinheiro (Secretário Geral do PCB), Edmilson Costa, Antonio C. Mazzeo, Eduardo Serra, Mauro Iasi e José Paulo Netto, traçaram os momentos mais marcantes da história dos comunistas do Brasil.


Todas as discussões partiram da fundação, em 25 de março de 1922, passando pelo momento de conquista da legalidade do Partidão, nos anos 1940, quando, nas eleições de 1945, foram eleitos 14 deputados comunistas e o senador mais votado, Luiz Carlos Prestes; o período da consolidação da estratégia nacional democrática (1946-1964), quando os parlamentares foram cassados e o partido posto na ilegalidade, retornando à luta de massas no final da década de 1950, participando das grandes mobilizações populares e da organização dos trabalhadores, mas vivendo também o momento da dissidência que deu origem ao PC do B, em 1962 e sofrendo brutalmente a repressão desferida pelo golpe de 1964. Nos anos 1960/70, a luta contra a ditadura custou vidas. Militantes e dirigentes comunistas foram assassinados. Passado o período da ditadura, as crises políticas e ideológicas internas abalaram os comunistas, e, no início dos anos 1990, a tentativa de liquidação do PCB redundou na fundação do direitista PPS, mas a combativa militância manteve vivo o Partido, iniciando o processo de reconstrução revolucionária, hoje em curso.

Os Seminários Internacionais foram uma oportunidade única de ver o prestígio dos comunistas do PCB junto aos partidos comunistas e organizações socialistas estrangeiros. Delegações da América Latina (Cuba, Venezuela, Colômbia, Uruguai, Peru, México), Europa (Portugal, Grécia, Espanha), África (o Movimento Popular de Libertação de Angola - MPLA), Oriente Médio (os Partidos Comunistas da Síria e Líbia e da Frente Popular de Libertação da Palestina). A contribuição desses seminários foi única, com ênfase no debate contra o imperialismo e a luta socialista.

No domingo, dia 25, os comunistas foram ao local onde foi fundado o Partido Comunista Brasileiro. Depois, sessão especial na Câmara Municipal de Niterói, solicitada pelo Vereador Renatinho (PSOL), abrigou reunião do Comitê Central do PCB, com ampla participação da militância nas galerias, aprovou unanimemente a Declaração do PCB de 90 anos de História e Lutas.

Foram momentos emocionantes!

É força, Ação, Aqui é o Partidão!

A UJC

A União da Juventude Comunista invadiu ruas da Cinelândia, batendo panela e mostrando a sua cara, culminando no Clube Militar, berço dos golpistas de 1964 e caserna da atual extrema-direita, onde fez uma homenagem aos membros do PCB mortos e desaparecidos na ditadura, e aproveitou para gritar por justiça e pela Comissão da Verdade. Um momento emocionante. O ato se estendeu até em frente ao Ed. Hebert Moses, o prédio da ABI, encerrando em um ato público de comemoração pelos 90 anos do PCB.

Ousar lutar, Ousar vencer
Aqui é UJC

Alex Fonte
UJC de Nova Friburgo