Viva Cuba! Viva o Socialismo!

Luiz Fernando Nunes1

Talvez Cuba seja o único país que suscite tantas opiniões quando é tema central de uma discussão. O regime instaurado depois da Revolução e o governo Fidel Castro é, para muitos, sinônimo de opressão, ditadura, ao passo que, para outros tantos, é o exemplo a ser seguido, a luta pelo Socialismo que se concretizou em uma experiência vitoriosa.

Fato é que Cuba é um país peculiar. Andar pelo centro de Havana e deparar-se com a maioria dos prédios com aparência suja - alguns com mais de meio século de vida, com rachaduras e cômodos pequenos e abafados, pode trazer a idéia de um país miserável. O povo cubano, no entanto, mostra o contrário. Os cubanos são fortes, têm sede de cultura, comem o que é necessário comer, estudam, trabalham... As prioridades são outras.

Desde o ano passado Cuba ocupa o 50º lugar no IDH das Nações Unidas entre 117 países. Esses países estão subdivididos em três blocos, sendo o primeiro o de países com alto índice de desenvolvimento humano. Cuba pertence a esse grupo e perde apenas para Canadá, EUA e alguns outros desenvolvidos. O Brasil pertence ao grupo de desenvolvimento intermediário e ocupa o 69º lugar. Segundo o mesmo relatório, um cubano vive em média 77,6 anos, mais que um norte-americano – 77,5 – e um dinamarquês – 77,3. O índice de mortalidade infantil é de 7 mortes para cada 1000 nascimentos, enquanto, nos EUA, são 8 mortes e, no Brasil, 34. O acesso a saneamento básico atinge 98% da população. No Brasil apenas 61% contam com o recurso.

O trabalho na área de saúde é mundialmente conhecido. A proporção atual é de 591 médicos para cada 100 mil habitantes; há meio século essa proporção era de 92 para 100 mil. São 29 mil profissionais de 69 países em missões de saúde na ilha2. Nos esportes, Cuba é potência olímpica, tendo conseguido o primeiro lugar no último Pan-americano na relação medalha de ouro por habitantes. A lista de conquistas poderia ser ainda maior se o bloqueio econômico que perdura até os dias de hoje fosse anulado.

Cuba sobrevive com o charme discreto de seu povo, como exemplo de Revolução social vitoriosa e possível. Cuba Va!

______________
1 Estudante do VI período de História.
2 Dados retirados do relatório da ONU com base no ano de 2006 e disponíveis na edição nº 33 da revista Caros Amigos, edição especial de agosto de 2007, “Cuba, sempre”.