PCB de Nova Friburgo participa do plebiscito da terra

Seguindo a orientação nacional do Partido Comunista Brasileiro, de integrar a Campanha do Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra, os militantes do PCB de Nova Friburgo têm participado ativamente, em nossa cidade, das atividades relativas ao plebiscito e ao recolhimento de assinaturas para encaminhamento ao Congresso Nacional de emenda constitucional que limite o tamanho da propriedade da terra no Brasil. O abaixo-assinado visa estabelecer, na Constituição brasileira, o limite da propriedade, algo que já existe em inúmeras nações do planeta. No caso do Brasil, trata-se de tentar reverter o quadro perverso de altíssima concentração da terra em mãos do latifúndio e do agronegócio. Apenas 1% dos proprietários detêm mais de 40% das terras no nosso país, ao passo que a agricultura familiar, responsável pela produção de alimentos para o mercado interno, ocupa cerca de apenas 2% das propriedades, todas elas de pequena extensão. É uma situação vergonhosa, responsável pelo inchamento das cidades, pelo alto nível de desigualdade social e, em grande parte, pela violência que explode no campo e nas cidades.

Articulado pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo (FNRA), o Plebiscito Popular pelo Limite da Propriedade da Terra começou a consultar a população brasileira sobre o tema, entre os dias 01 e 07 de setembro, na Semana da Pátria, junto com o Grito dos Excluídos. Dizer SIM no Plebiscito é fazer avançar a luta pela reforma agrária, pelo direito à terra e à soberania alimentar. O PCB, junto com as organizações e partidos comprometidos com as lutas dos trabalhadores em Nova Friburgo, convoca a todos a irmos às urnas mostrar nosso poder popular! Esta é uma forma de exercer de fato a participação popular, de praticar a democracia direta, um dos pontos centrais das resoluções táticas e estratégicas do nosso Partido e ponto fundamental do programa político do PCB para estas eleições. Somente através do Poder Popular e da organização e mobilização dos trabalhadores, poderemos superar o capitalismo e construir a alternativa socialista no Brasil.

A Campanha do Plebiscito e o abaixo-assinado seguirão até o próximo fim de semana (dia 12/09). Em Nova Friburgo, a banquinha da campanha está instalada em frente ao Instituto de Nova Friburgo (IENF), na Praça Dermeval B. Moreira (Centro), todos os dias das 14 às 18h. E também na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, sob organização da Associação dos Docentes e do DCE Mario Prata, no horário do intervalo das aulas (das 19h30 às 20h). PARTICIPE!!!

Seguem fotos da nossa participação no Dia dos Excluídos em Friburgo (07 de setembro de 2010).