Nota de repúdio à nova invasão da USP pela PM de São Paulo

A Comissão Política Regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB) de São Paulo manifesta seu repúdio e indignação por mais uma invasão da Universidade de São Paulo por tropas da Polícia Militar, desta vez para desalojar estudantes de uma moradia estudantil ocupada no interior da Universidade. Trata-se da segunda invasão da USP pela PM, fato que já está se tornando rotina, desde que o reitor fascista, João Grandino Rodas, autorizou a invasão da universidade para desocupar uma unidade da USP ocupada pelos estudantes.

Numa ação covarde, a Polícia Militar invadiu o campus às cinco horas da manhã deste domingo de carnaval, justamente num período em que as pessoas estavam dispersas, brincando carnaval, desalojou os estudantes e prendeu 12 deles, os levando para uma delegacia de polícia do bairro de Pinheiros.

Esse novo episódio de truculência demonstra mais uma vez a incapacidade deste reitor de comandar a Universidade de São Paulo. Trata-se de um personagem autoritário, com serviços prestados à repressão, nomeado pelo governo do PSDB exatamente para implementar o projeto de privatização da Universidade e implantar a lei e a ordem autoritária no campus universitário, como nos tempos da ditadura.

A Comissão Política Regional do PCB de São Paulo vem mais uma vez exigir a destituição deste reitor fascista, pois o maior problema da USP não são os estudantes, professores ou funcionários, mas um reitor que se comporta muito mais como chefe de polícia do que como professor universitário.


Liberdade para os estudantes presos!
Fora Rodas da USP!
Abaixo a repressão do governo do PSDB!

Comissão Política Regional do PCB-SP