Contra o Golpe! Apoiamos a luta do povo e da juventude paraguaia

O golpe de estado impetrado no Paraguai no dia 22 de julho de 2012 revela a faceta mais cínica, covarde e autoritária da direita e do imperialismo na América Latina. A destituição do Presidente Lugo, eleito pelo povo paraguaio, após décadas de ditaduras e de domínio do conservador Partido Colorado, representa um duro golpe nas lutas por democracia e justiça social do povo e da juventude paraguaia.

É notório que o impedimento de Lugo está sendo financiado e conduzido pelo capital internacional associado à burguesia local, que se sentiram atacados em seu “direito sagrado a propriedade privada” com a crescente luta de massas pela reforma agrária que se desenvolve em todo o país. E que teve no massacre de Camendiyú, que resultou na morte de onze companheiros sem-terra, uma das expressões de como esta questão vem sendo conduzida no Paraguai.

Repudiamos o Golpe, assim como repudiamos a grande mídia que vem procurando dar um ar de “normalidade” e de “respeito às regras democráticas” as ações produzidas pelos golpistas.

Cobramos do Governo Dilma que saia de cima do muro, e tome a iniciativa de não reconhecer o governo golpista e de romper relações diplomáticas e comerciais enquanto o Presidente Lugo não seja reconduzido ao cargo. A manutenção da postura adotada pelo Itamaraty revelará o consentimento com o golpe de estado e a preocupação em atender aos interesses sub-imperialistas que o Estado brasileiro historicamente construiu em relação ao Paraguai.

Não criamos ilusões com relação à democracia burguesa. Sabemos que as verdadeiras lutas por democracia e pela recondução do Presidente Lugo será fruto das lutas nas ruas e no campo, que já vem sendo articuladas pelos lutadores paraguaios.

O povo e a juventude paraguaia saberão conduzir a luta pela real democracia, sem vacilação e sem conciliação.


Coordenação Nacional da União da Juventude Comunista
Junho 2012