FAOL: Mais de 50 anos construindo o império do Diesel em Nova Friburgo

O slogan que circula nos ônibus da cidade é bem diferente: “Mais de cinqüenta anos de qualidade no transporte”, mas não seria injusto sugerir algumas novas frases de efeito: “Mais de cinqüenta anos de monopólio”, “Mais de cinqüenta anos desrespeitando impunemente a Lei Orgânica do Município” ou, ainda, “Nesses cinqüenta anos de domínio, em mais ou menos quarenta, fizemos o que nos deu vontade”.

Nova Friburgo é reconhecida no Brasil por possuir uma das mais caras tarifas de transporte público. Se compararmos preço X distância percorrida, nossa cidade é, certamente, a primeira da lista.

Não obstante, já surge nas entrelinhas um novo reajuste programado ainda para esse primeiro semestre do ano, o que levaria a tarifa única para algo em torno de R$ 2,00.

Durante o 13º Congresso da União Estadual dos Estudantes do Rio de Janeiro, acontecido em Friburgo, no mês de junho, no Colégio Feliciano Costa (Conselheiro Paulino), foi realizado um ato público em frente à empresa exigindo o meio-passe para os estudantes universitários e repudiando o monopólio de meio século, conforme proposta apresentada pelo Diretório Central dos Estudantes Mário Prata, da Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, através de seus representantes reunidos naquele encontro estudantil.

A UJC conclama desde já os universitários e demais usuários do transporte público a se organizarem para rejeitar mais um aumento imposto pelos imperadores do diesel friburguense.